5 dicas para transformar seu negócio em uma franquia

Se nos últimos anos seu negócio foi muito bem, certamente foi despertado o interesse em abrir sua própria rede de franquias. A expansão da sua empresa, mesmo no cenário de 2020, se faz interessante, já que o mercado de franquias apresentou crescimento durante o ano, diferentemente de outros setores.

Expandir seu negócio, de modo que ele possa ser replicado fielmente dentro do país ou até no mundo é conhecido como franchising. Apesar de ser um negócio com grandes perspectivas de crescimento, também é necessário muito conhecimento, assessoria e investimento inicial. 

A ampla exposição da sua marca, a facilidade do consumidor em encontrar seu produto ou serviço e o crescimento em números que é notado a cada ano são apenas alguns dos motivos pelos quais franquear seu negócio. O franchising pode ser considerado sinônimo para expansão. 

Para franquear seu negócio, você precisa:

  1. Garantir que toda documentação da sua empresa está em dia:

As dimensões de crescimento são extensas, portanto, tudo é regulamentado pela Lei de Franquias (n8.955/2019)

Para garantir que sua empresa não possui nenhuma pendência, que está com toda documentação e tributações de acordo com o que exige a legislação vigente, analise-a – se necessário, com um especialista, de forma criteriosa. 

  1. Realizar um plano de formatação da sua rede de franquias:

O plano de formatação da franquia é, basicamente, garantir que seus processos serão padronizados. 

A análise de viabilidade do projeto e o desenvolvimento do seu negócio devem ser respaldadas por especialistas em franquias, a partir de assessoramento qualificado. 

Este é o momento no qual você define o modelo exato das suas unidades. Aqui, estamos falando de infraestrutura, produtos ou serviços que serão comercializados, modelos de programas de treinamento, tipo de suporte aos franqueados, modelos de contratos, modelos de manuais. 

A palavra chave aqui é padrão.

  1. Calcular investimentos necessários para possíveis franqueados

Equipamentos, móveis, máquinas, ponto, publicidade, marketing, reforma, estoque inicial. Você vai precisar calcular e estruturar financeiramente todos estes pontos. 

Qual o índice de pay-back obtido? Os números são a primeira coisa que irão despertar o interesse do seu candidato a franqueado. 

Para realizar estes cálculos, é extremamente necessário contar com o apoio de experts em franchising através de consultorias especializadas. 

  1. Possuir assessoria jurídica para formatação de contratos de franquia:

A assessoria jurídica irá te ajudar a formatar os contratos das franquias, antes e durante toda a sua operação, te auxiliará a formatar a Circular de Oferta de Franquia (COF), registrará a sua marca, além de poder oferecer serviços jurídicos aos franqueados. 

E, por possuírem uma relação de interdependência ao franqueador, certamente necessitarão de apoio jurídico eventualmente, e será do seu interesse oferecê-lo, já que sua marca está atrelada ao seu franqueado. 

Para garantir a observância dos aspectos jurídicos exigidos pela lei, a assessoria jurídica com experiência no setor é fundamental durante todo o processo.

  1. E agora é só começar a vender!

O modelo de franquia é atraente por diversas razões, além, claro, da financeira. 

A praticidade de replicação de um modelo de sucesso, com suporte de marketing, publicidade, jurídico, procedimentos já formatados e capacitações constantes para aumentar, ainda mais, os ganhos do franqueado – garantindo, também, a expansão do franqueador, são apenas alguns dos apelos para aderir ao franchising em 2020. 

É importante destacar que você irá selecionar seus franqueados, que serão escolhidos por etapas de entrevistas, resultados da ficha cadastral, análise de crédito, análise comportamental, desempenho na fase de treinamento inicial e quaisquer outros critérios que você considere relevante.

Não é tarefa fácil escolher aqueles que irão representar sua marca, seu nome, mundo afora. 

Assessoria especializada

Possuir uma rede de franquias e fazê-la crescer exponencialmente depende não depende somente do sucesso do seu negócio. 

A busca por uma assessoria multidisciplinar especializada vai te ajudar a transformar seu negócio de sucesso em uma franquia. 

A expansão da sua máquina de vendas deve contar com especialistas de diversas áreas e tê-los em uma só empresa, unifica e fortalece as possibilidades de expansão da sua marca. 

Cada negócio está em uma fase de desenvolvimento, e é importante levar em consideração as suas necessidades, objetivos e maturidade do negócio para fazê-lo crescer. 

Resumo

Abrir a sua própria rede de franquias é um negócio que irá trazer um grande retorno financeiro, mesmo em tempos de crise.

Tudo irá depender da sua disposição em trabalhar muito, estudar profundamente sobre franchising e suas particularidades e contar com assessorias especializadas para auxiliar no processo.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *